Nos dias 9 e 10 de agosto, na Sede Missionária, foi realizado o Curso de Formação de Líderes da Associação Infantojuvenil, com a participação de 100 pessoas.
Na cerimônia de abertura, o Primaz fez a explicação sobre liderança, a partir do conceito geral, resumindo o conceito de líder: 1. Possui habilidades e características especiais; 2. Ser capaz de guiar e influenciar um grupo de pessoas; 3. Ser direcionado a um objetivo comum. Na sequência, ainda disse: “Ser líder vai além de ter uma posição de autoridade; é sobre inspirar, motivar e capacitar os membros da equipe a alcançarem seu máximo potencial.” Depois, no salão Youki, complementou, explanando sobre a diferença de liderança no contexto da Associação, dentro da organização da Tenrikyo, que diferente de se tornar uma autoridade, deve tornar-se um responsável; do que características extraordinárias, buscar conhecimento básico e fundamental envolvidos em um evento ou atividade e, finalmente, sobre a capacidade de guiar e influenciar um grupo de pessoas, no Shonenkai, crianças até 15 anos de idade: “Os líderes precisam saber guiar e influenciar essas crianças. O importante, aqui, é saber como fazer isso. Este é um ponto muitíssimo importante. E, a resposta é: ter como base a vida-modelo de Oyassama.”
Em outras palavras, fazer com que as crianças gostem deste ensinamento e queiram praticá-lo a partir de modelos e de exemplos dados pelos líderes da Associação que colocam em prática a vida-modelo de Oyassama, indo além de ter uma posição de autoridade. Significa: inspirar, motivar e capacitar.
Contemplando palestras e atividades de inclusão, o Curso foi desenvolvido em dois módulos. No Módulo I - Jornada do Líder, houve atividades interativas em equipe, abordando temas e situações que provocaram reflexões sobre qual o papel da liderança em cada uma delas. Já no Módulo II, foram realizados workshops sobre Comunicação, Libras e Acolhimento no Tsudoi.
(Kenji Kato)
DEPOIMENTOS
“A minha primeira experiência indo ao CFL foi extremamente agradável, me diverti e aprendi muito. Nesse curso aprendi o quão incrível é a equipe que organiza o Tsudoi, a forma como pensam com carinho nas atividades para as crianças e a ideia de querer sempre dar aos jovens uma experiência única. Para mim, é admirável e me faz querer dar o meu melhor, para, futuramente, poder ajudar esse grupo. Durante a formação, nos deixaram criar uma atividade para as crianças e deram conselhos sobre como melhorar. No geral, o curso foi magnífico, bem interativo, mostrando também a importância da inclusão das crianças com transtornos ou deficiências nos ambientes e atividades.”
(Milena Miyuki Harada, Igreja Três Barras)
“O maior sentimento de gratidão por estar participando é por estes jovens estarem se preparando para ensinar e cuidar dos meus netos. As minhas três filhas e fiéis das igrejas da regional Penha, tiveram a oportunidade de receber estes ensinamentos e hoje participam ativamente do Shonenkai. É uma formação que estes jovens irão levar para a sua vida. Posso vislumbrar um futuro promissor do Caminho.”
(Edson Hiraga, Igreja São Miguel)