Capítulo XII - Jiba, Residência Original, Terra Parental - Regresso a Jiba
A área inteira inclui a Residência, as instalações circundantes e os alojamentos dos seguidores, e é chamada de “Oyassato” ou “Terra Parental”, a qual tem o sentido de terra natal da humanidade.
Certa vez, Oyassama disse: “Não demorará muito, toda esta redondeza será preenchida de casas. Nos 28 quilômetros entre Nara e Hasse as casas serão contínuas. Nos quatro lados de quatro quilômetros de cada lado ficará cheio de hospedaria.”. (nota de rodapé – Refere-se aos Episódios da Vida de Oyassama, Ep. 93) Por essa razão, à medida em que o espírito de todas as pessoas do mundo vai evoluindo, a terra parental do mundo também se tornará amplamente vibrante e animada.
Os três termos “Jiba”, “Residência Original” e “Terra Parental” podem ser diferenciados da seguinte forma: “Jiba” é o local da origem do mundo; “Residência Original” é onde a Jiba da Origem está localizada; e, “Terra Parental”, incluindo a Residência, é uma área bem maior em dimensão.
Uma pessoa que, chegando em Tenri, descansa no alojamento ao qual está filiada sem reverenciar o Kanrodai, no Recinto de Reverência Principal, pode ter entrado num cantinho da “Terra Parental”, mas, essa pessoa, de maneira alguma, pode dizer ter realmente regressado a Jiba. Devemos ter sempre isto em mente.
Cap. VIII - Predestinação Original
Deus-Parens criou os seres humanos e o mundo de onde não havia forma alguma, porque desejou compartilhar de sua alegria vendo-os viverem felizes, plenos de alegria. Esta intenção divina na criação da humanidade e do mundo, assim como o trabalho divino ao tempo da criação, é a ‘predestinação original’. Esta é a base dos seres humanos e do mundo, e, o resultado a ser alcançado a partir desta predestinação original é a vida plena de alegria e felicidade, na qual todas as pessoas podem viver harmoniosa e alegremente, respeitando e ajudando-se mutuamente.
Dentro dessa grande correnteza que é a fundamental relação entre causa e efeito, é-nos permitido usar o espírito de várias maneiras, de modo a corresponder ou não à intenção divina. O que nos aparece como alegrias e sofrimentos são consequências de nossa predestinação individual e resultam da forma como usamos nosso espírito dia a dia, do acúmulo do uso espiritual acumulado durante longo tempo, passando por vários renascimentos e várias dezenas de gerações. São como pequenas ondas na superfície de um grande rio, que é a predestinação original. Inconscientes desta predestinação original, do grande rio que dá sustentação à existência do mundo e de nossas vidas, somos distraídos por estas pequenas ondas e continuamos a viver nossas vidas de forma única e centrada.
Sentindo pena dessa situação, no dia 26 de outubro de 1838, Deus-Parens tomou Oyassama como Sacrário de Tsukihi, revelando assim o Ensinamento que torna possível a verdadeira salvação para toda e qualquer pessoa no mundo. Isto não foi um acaso; ocorreu em conformidade com a convergência das três grandes predestinações da revelação divina: de tempo: o cumprimento do prazo prometido na criação original (razão do tempo predeterminado); de lugar: a Residência, Jiba da origem, onde houve a criação do ser humano (predestinação da Residência); e de pessoa: Oyassama, que tem a alma da mãe que concebeu, instruiu e criou os seres humanos na origem (a predestinação da alma de Oyassama).
Assim, o Ensinamento foi iniciado como o verdadeiro caminho que estabelecerá a paz no mundo. A Oyassama eternamente viva, o verdadeiro Parens da humanidade, continuará a nos guiar rumo à vida plena de alegria e felicidade.
Cap. IX - Derradeiro ensinamento
Nós nos referimos à Tenrikyo como o “derradeiro ensinamento” para a salvação do mundo.
Os seres humanos têm procurado, ao longo dos séculos, respostas aos questionamentos fundamentais sobre a vida e a existência, como: O que é um ser humano? Qual é o propósito da vida? Por que fomos criados e por que estamos aqui? O que é a vida? O que é a morte? O que é a felicidade?
Grandes e brilhantes filósofos e proeminentes cientistas têm abordado essas questões a partir de suas respectivas posições, deixando-nos extensos conhecimentos. No entanto, estas questões permanecem conosco até hoje. Nós mesmos, soubemos quem são nossos pais, o dia e o local em que nascemos através de nossos pais. Da mesma forma, para aprendermos sobre o significado e propósito de nossa existência, devemos buscar com Parens de toda a humanidade: Deus-Parens, que criou os seres humanos e o mundo de onde não havia forma alguma.
Deus-Parens vem nos educando e nos formando constantemente desde a criação da humanidade e do mundo. Deus nos concedeu a inteligência e as letras, que nos permitiram desenvolver uma variedade de civilizações e culturas. No entanto, devido à nossa ignorância sobre o verdadeiro Parens, viemos vivendo incapazes de compreender o significado da vida, o verdadeiro aspecto da felicidade e da alegria destinada a nós, vagando na escuridão do espírito.
Tais eram as circunstâncias em que Deus-Parens, o Parens verdadeiro da humanidade, se revelou diretamente em Jiba, tomando Oyassama como seu Sacrário, com a chegada do tempo predeterminado, em 26 de outubro de 1838, para então transmitir o ensinamento deste Caminho.
(continua na próxima edição)