Erika M Hirano
Sou médica anestesista. Quando entrei para faculdade de medicina, meu sonho era fazer trabalho voluntário e atender as pessoas que não tivessem acesso ao tratamento adequado. Trabalhei por 10 anos com cirurgias de grande porte (transplantes, neurocirurgia, cirurgias cardíacas) e praticamente não tinha final de semana livre.
Em 2009, minha amiga faleceu e eu assumi suas anestesias. Foi um grande nó, mas deixei as cirurgias de grande porte e fiz a determinação de realizar o Curso de Habilitação para Mestre do Caminho. Nesse período que pude ficar em Jiba, nossa Terra Parental, convivi de perto com a vida-modelo de Oyassama.
Voltando ao Brasil, fiz a determinação de frequentar o Serviço Mensal da Sede Missionária Dendotyo do Brasil e comecei a me dedicar ao hinokishin na “enfermaria”. Aos poucos, comecei a realizar atendimentos simples, desde renovar receita, orientar qual especialista consultar para determinada doença, medir a pressão, orientar cuidados. Fui convidada também para ajudar em eventos maiores como o Encontro Estudantil - Gaku e Tsudoi - Encontro Infantojuvenil.
Em algumas oportunidades, realizei treinamentos de reanimação cardiopulmonar para leigos de acordo com as orientações da American Heart Association que é utilizada no Brasil todo.
A criação do Espaço Saúde Tasukeai foi uma grande conquista para centralizar os atendimentos aos missionários, oferecendo agora, de maneira regular, campanhas como coleta de exames de sangue e urina e ultrassonografia que envolve o trabalho voluntário de médicos radiologistas que usam o aparelho de ultrassom cedido pelo Dr. Rodrigo Kikuchi, um aparelho de altíssimo valor e que torna acessível a possibilidade de oferecer o rastreamento de doenças, o que seria inviável para muitos que não podem pagar pelo exame.
Aprendi muito também graças à ajuda dos demais colaboradores do Tasukeai e outros profissionais. Quando eu tinha uma suspeita de doença que não soubesse indicar o tratamento, recebia as orientações dos colegas especialistas. Então, mesmo aqueles que não são da Tenrikyo estão plantando suas sementes ajudando o próximo com sua expertise.
Deixo aqui registrada a minha alegria por poder realizar meu sonho. Como médica anestesista, não posso ajudar realizando anestesia, mas conheci muitas pessoas que me ajudam a fazer o hinokishin agora em todos os lugares, por chamadas ou pessoalmente quando me encontram na minha igreja ou em outros lugares.
Para finalizar, trago um lembrete muito importante, especialmente às mulheres: estamos no “Outubro Rosa”, focado na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Outubro também é comemorado o Dia do Médico e o melhor presente que podemos receber é a saúde de nossos pacientes!
Sempre peço a Deus-Parens e Oyassama que me orientem para que eu seja positiva e construtiva. Agradeço a oportunidade e confiança de todos que me apoiam.
(Erika Miyoshi Hirano, Yoboku da Igreja Curitiba, médica e colaboradora do Espaço Saúde Tasukeai)