Mehiri Satomi Onishi
Atualmente, fala-se muito sobre os cuidados com a saúde.
Até alguns anos atrás, eu não praticava qualquer exercício físico, por achar que não era necessário e por priorizar outras coisas. Mas um pouco antes de completar 50 anos de idade, comecei a me sentir mais cansada e com dores no corpo.
Um dia, encontrei um vídeo de uma médica que falava sobre como envelhecer com qualidade de vida. Uma das coisas que me chamou a atenção foi quando ela deu um exemplo sobre como a maioria de nós não se prepara para a velhice. Ela disse:
“Faz de conta que marcamos uma viagem para o deserto do Saara. Aí chegamos lá e você fala: ‘Nossa, eu não sabia que aqui era tão quente. Não trouxe água e nem protetor solar. Nossa, eu não sabia que à noite era tão frio. Não trouxe blusa... Envelhecer sem se preparar é igual a viajar sem levar nada, mesmo sabendo que o dia da viagem vai chegar.”
Deus-Parens nos emprestou o corpo para que possamos evoluir espiritualmente, ajudando-nos mutuamente. E como tudo que pegamos emprestado, devemos cuidar bem. O corpo não é diferente. Para que possamos viver o dia a dia animados até o dia de devolver esse corpo emprestado, é importante cuidar da saúde, não devemos negligenciá-la de maneira nenhuma.
A mesma médica que citei a pouco contou sobre a pesquisa mais longa feita até agora. Essa pesquisa foi iniciada por volta de 1930 e acompanhou jovens de níveis sociais diferentes durante toda a vida deles. E a conclusão a que chegaram no final da pesquisa é que a única coisa que fez diferença na história da vida dessas pessoas foi a qualidade das relações humanas que essas pessoas tinham. As pessoas que chegaram aos 90 anos com saúde física e mental tinham boas relações humanas, tinham construído uma vida harmoniosa com todos à sua volta.
Oyassama ensinou: “Torne o seu espírito amável, salve o próximo e mude os seus maus hábitos e o temperamento.” Acredito que esse ensinamento nos diz tudo o que devemos fazer para termos boas relações humanas. Torne-se uma pessoa gentil com o espírito redondo, como as uvas; ajude as pessoas, ministre o Sazuke nas pessoas que estão sofrendo; todos temos maus hábitos e, muitas vezes, um temperamento difícil, mas vamos procurar melhorar um pouco que seja, para viver em harmonia com as pessoas à nossa volta.
Nunca é tarde para começar a cuidar da saúde e sempre é tempo de nos esforçarmos para nos tornarmos pessoas mais amáveis, mais compreensivas, mais calorosas. O cuidado com o corpo e com o espírito caminham juntos: ao cuidar de um, fortalecemos também o outro. Quando dedicamos um tempo do nosso dia para nos movimentar, nos alimentar melhor, descansar com qualidade e cultivar bons pensamentos e sentimentos, estamos não só prolongando nossa vida, mas tornando cada dia mais significativo.
Se fizermos pequenas escolhas diárias com consciência, como trocar o elevador pela escada, evitar julgamentos, ouvir com empatia, agradecer mais e reclamar menos, vamos percebendo que a mudança não está em grandes gestos, mas em atitudes constantes e sinceras.
Cuidar da saúde é ter gratidão pelo corpo emprestado. Cultivar boas relações é expressar amor. E buscar a melhora pessoal é o caminho para a evolução espiritual. Que possamos, a cada dia, dar um passo nesse caminho para nos aproximarmos cada vez mais do mundo de vida plena de alegria e felicidade.
*é diretora da Associação Feminina e esposa do condutor da Igreja Brasil Yamashiro.