Masaru Yamaguchi
Acabamos de realizar, com muita sinceridade e alegria, a cerimônia mensal de agosto da Sede Missionária, tendo o primaz ao centro. Sinto que Deus-Parens, Oyassama e os antepassados estejam igualmente felizes. Minhas felicitações a todos pela reverência no dia de hoje!
Hoje, recebi a incumbência de fazer a palestra da cerimônia mensal. Desejo compartilhar com os senhores sobre o que acredito ser o ideal de nossas vidas: o Serviço Sagrado que acabamos de realizar.
No princípio do mundo, Deus Parens criou os seres humanos com o desejo de ver e de compartilhar a vida plena de alegria e felicidade, isto é, o modo de viver que corresponde à intenção divina.
Todavia, os seres humanos, usando indevidamente a liberdade de espírito que lhes foi permitida para possibilitar a vida plena de alegria e felicidade, vieram vagando, arrastados pelas cogitações egoísticas.
Deus-Parens, penalizado com isso, aguardou a chegada do tempo predeterminado e revelou-se ao mundo tomando Oyassama como seu sacrário. Ensinou o Serviço da Salvação como o caminho que, purificando o espírito de toda a humanidade, conduz à vida plena de alegria e felicidade.
O Serviço Sagrado consiste no Serviço de Kagura (Serviço das máscaras) e na Dança das Mãos.
O Serviço de Kagura é realizado em Jiba, ao redor do Pedestal do Néctar, Kanrodai, por dez pessoas do Serviço, cada qual com a respectiva máscara e função relativa às dez providências de Deus-Parens, designadas por ocasião da criação do mundo e dos seres humanos.
A execução do Serviço Sentado, juntamente com a Dança das Mãos, recebendo a razão de Jiba, foi permitida a todas a igreja. Recebendo esta razão, nas igrejas são realizadas as cerimônias mensais.
Ainda, temos o Serviço diário, matutino e vespertino, realizado para agradecer a Deus-Parens, Oyassama e aos antepassados pela proteção recebida durante o dia a dia, para que tudo transcorra sem problemas.
Também, há o Serviço de Solicitação, que consiste em solicitar o reestabelecimento de pessoas enfermas ou com problemas circunstanciais, bem como para as gestantes, para que tenham o ‘parto feliz’.
Na realização do Serviço, devemos ter três sentimentos:
- Espírito de dedicação sincera a Deus e à salvação;
- Espírito de união espiritual; e,
- Espírito de satisfação sincera.
O Serviço Sagrado é a base do caminho da dedicação sincera à salvação. A primeira missão da igreja é executar o Serviço Sagrado animadamente, com união espiritual, de forma a animar Deus Parens e a Oyassama.
Também, é importante realizar o Serviço com os membros completos, na Dança das Mãos e nos instrumentos musicais. Entretanto, o mais importante é executar o Serviço em união espiritual, de maneira que Deus aceite a sinceridade dos executantes.
Na Escritura Divina, temos:
Se todos completos executarem logo o Serviço e os próximos se animarem, Deus também se animará.
(ED I-11)
Refletindo com o espírito realmente animado, e amparados em Deus, executem o Serviço Alegre.
(ED IV-49)
Neste preparo para ensinar gradualmente o Serviço, purifico por completo o íntimo do coração.
(ED VII-95)
Quanto ao Serviço, não pensem ser outra coisa senão o meu desejo único de salvar todos. (ED XVI-65)
Ou seja, é o Serviço Sagrado que deve ser realizado com os espíritos radiantes e unidos, para animar e contentar Deus-Parens. Também, é o Serviço Alegre que deve ser realizado inteiramente amparado em Deus-Parens, refletindo sobre sua intenção e estabelecendo-a no coração.
Assim, é importante limpar as poeiras do coração e realizar com o espírito purificado. Além disso, no que se refere ao Serviço da Salvação, é importante que realizemos assimilando no corpo a intenção da dedicação única à salvação. O que é explanado nestes versos da Escritura Divina refere-se especialmente ao Serviço de Kagura, que é realizado em Jiba. Porém, todos as igrejas, ao realizarem o Serviço têm a mesma razão de Jiba.
Mudando de assunto. Entre os anos de 1980 e 1985, fui motorista do primaz Chujiro Otake. Ele costumava sempre dizer: ‘nunca perca de ninguém no número de regresso a Jiba e na salvação’.
Certa vez, presenciei o primaz treinando instrumento ‘surigane’ no carro. Perguntando, ele respondeu que estava treinando porque tocaria no Serviço Sagrado, em Jiba, representando os fiéis do Brasil.
Na época, não entendi o significado destas palavras. Como fui apresentado, sou um dos diretores do Dendotyo, e também, condutor da Igreja Brasil Tinzei, faz 23 anos. Compreendo que, assim como o primaz Otake falou, eu também estou aqui representando a minha igreja e meus fiéis. Esta é uma forma de expressar gratidão a Deus-Parens e a Oyassama pelas providências recebidas, além de também despertar a consciência para a importância da fé.
Defronte aos senhores e senhoras estão as 21 oferendas de alimentos e abaixo está a caixa de oferenda de envelopes de dinheiro. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que demonstraram a sinceridade, oferendando os alimentos e os envelopes.
Na Tenrikyo, a oferenda é uma forma de agradecer a Deus por suas bênçãos, e também, pela vida vivificada, reconhecendo as providências divinas em todos os aspectos. Através do Serviço e das oferendas, busca-se a purificação da mente e do espírito, afastando os pensamentos negativos e cultivando uma disposição positiva.
Isto corresponde a uma boa colheita.
Explicando melhor, plantando o tomate colheremos tomate. Se plantamos a sinceridade colheremos sinceridade.
E onde colhemos as nossas virtudes?
Para colher virtudes, é preciso se dedicar aos estudos dos textos sagrados, como a Escritura Divina, os Hinos Sagrados e as Indicações Divinas, e, ainda, praticar os ensinamentos, seguindo a vida-modelo de Oyassama.
Estudando a doutrina e praticando os ensinamentos, podemos colher as virtudes da alegria, harmonia e a vida plena de alegria.
Para regressarmos à Terra Parental, precisamos de tempo e da conduta própria. O regresso a Jiba é uma das formas mais importantes de colhermos virtudes. É o regresso à nossa origem, Jiba. Também é um momento de purificação espiritual, buscando a harmonia com Deus e a restauração da felicidade original.
No episódio da Vida de Oyassama, temos: ‘um grão que é multiplicado em milhões’.
Certa vez, Oyassama pegando uma semente de arroz disse ao mestre Izo Iburi: “Assim é o ser humano, se semear um grão da verdade, ao passar um ano, será transformado em 200 a 300 grãos; no segundo ano, em várias dezenas de milhares. No terceiro ano, o seu número será tal que será semeado por toda a região de Yamato.’
Com isso, Oyassama quis dizer que, mesmo que pareça que estamos progredindo devagar ou com pequenos passos, se continuarmos persistindo e adicionando pequenas contribuições, o acúmulo de virtudes será tão grande que alcançaremos nossos objetivos. Sabemos que quanto maior o número de depósitos na poupança, maior será a renda final. Acordar cedo, ser honesto e trabalhador, fazer divulgação e hinokishin; estas dedicações são os depósitos para Deus-Parens.
Este ano, em março, estava como plantonista aqui na Sede Missionária. Fui tomar café no escritório e me deparei com o jornal, no qual estava escrito: Este ano faz cinco anos do primeiro caso de COVID-19.
No dia 20 de março de 2020, iniciou-se o confinamento social imposto pela pandemia. Após a cerimônia de nossa igreja, assistindo os noticiários da TV, diariamente pensávamos como seria possível realizar a cerimônia de abril do Dendotyo. Assim, resolvi dar a minha vida para este Serviço, pois entendia que só os condutores de igreja poderiam realizá-lo. Fiz a determinação ao observar os profissionais de saúde dando a vida para salvar as vítimas da COVID-19.
Estava decidido a ir sozinho para cerimonia de abril do Dendotyo, mas a minha esposa pediu para ir junto. Com um tom de voz que nunca havia escutado, ela disse que estava disposta a dar a vida. Como somos um casal, não pude recusar a disposição dela em me acompanhar. Na quarta-feira da semana que antecede a cerimônia mensal, liguei para o secretário Yamada e avisei que chegaria na manhã de quinta-feira, pois precisava ir ao CEASA fazer as compras das oferendas na sexta-feira. Como eu era o responsável pela compra dos alimentos de oferenda, disse que estava a disposição para cumprir esta missão.
Após meia hora, o primaz Murata me ligou, agradecendo, e falou para tomar muito cuidado com a exposição, não realizar paradas em posto de combustível e chegar até as 17 horas.
Os três meses seguintes foram de viagens muito tensas, apesar de tudo estar nas mãos de Deus-Parens e de Oyassama. Pior de tudo era que não podia evitar o contato com as pessoas no CEASA, mas sempre tomando muito cuidado.
O primaz Murata pediu que o servidor do Dendotyo, Sergio, me acompanhasse nas compras. Assim, nos três meses seguintes, acordávamos às três horas da manhã e saíamos para as compras. Vestia uma roupa velha, voltando, tomava um banho, lavando-me umas três vezes, e, depois, descartava a roupa. Ficava preocupado, pois, em Sorocaba, a primeira pessoa que faleceu de COVID foi um motorista de caminhão que carregava produtos do CEASA de São Paulo para Sorocaba.
Em dezembro deste ano, vou me aposentar da função de fazer comprar para as oferendas. Parece que comecei há alguns anos. Desde já, peço desculpas às pessoas por qualquer desentendimento que tenha havido no decorrer de 15 anos de serviço.
Voltando ao assunto da pandemia. Com a proteção de Deus Parens e de Oyassama, eu, minha esposa e meu irmão não pegamos COVID.
Em meio à pandemia, recebi telefonemas de pessoas perguntando sobre o estado de saúde da família Saito, da Casa de Divulgação Nishikie Sorocaba. Fui até a casa de divulgação e fiquei sabendo da internação do Sr. Saito, em estado crítico, e, também, do retornamento (falecimento) da primeira filha, Lucia Momoe. Neste momento, prestei assistência à família e à cerimônia fúnebre que, mesmo sem a presença do corpo, foi realizada pelo diretor da Sede Missionária, reverendo Paulo Ishizaki. Prestei as condolências, representando todos os fiéis da minha igreja. Foi uma tristeza sem palavras.
Na Escritura Divina, temos a expressão do desejo e do sentimento de Deus-Parens.
Reflitam do íntimo do coração para entenderem. Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.
(ED III-47)
Se Tsukihi aceitar ao menos o espírito sincero, assegurará toda e qualquer salvação. (ED VIII-45)
Que imaginam ser este caminho? O caminho verdadeiro que trará paz ao mundo. (ED VI-4)
Assim, compreendemos que a sinceridade ou espírito sincero é o desejo de salvar as pessoas, deixando de lado o que estamos fazendo para nós, pensando no benefício dos outros. Este espírito é o que mais contenta Deus-Parens, que corresponde, demonstrando seu maravilhoso trabalho em nossas vidas.
Por isso é que, durante a pandemia, procurei me dedicar ao máximo no regresso ao Dendotyo, buscando contribuir para a realização da cerimônia mensal. Graças à proteção de Deus Parens e de Oyassama, e a dedicação de todos, pudemos passar pelo período da pandemia.
Desejo que possamos continuar firmes nesta caminhada, com o desejo de salvar as pessoas ao nosso redor e a alegria de usufruir as providências divinas.
Hoje, vendo nos noticiários, na maioria das vezes, temos notícias ruins, que nos deixam tristes e preocupados. Não só para nós do Caminho, mas para todos do mundo, é um momento de grande reflexão. Oramos e desejamos sinceramente que todos que sofreram e estão sofrendo se recuperem e reconstruam suas vidas o mais breve possível, encontrando nos ensinamentos a base para sua caminhada.
Para finalizar, sei que muitas pessoas estão com o pensamento no regresso a Jiba. Faltando pouco menos de cinco meses para o decenário do ocultamento físico de Oyassama, gostaria de pedir a todos que se dediquem ao máximo. Afinal, estes cinco meses finais são importantes para concretizarmos o fechamento do período dos três anos, mil dias.
Agradecendo pela atenção. Muito obrigado!
*é diretor da Sede Missionária e condutor
da Igreja Brasil Tinzei