Preciosas orientações divinas

A vida do ser humano é permeada de vários percalços desde o seu nascimento até o seu retornamento. Alguns, mais, outros, menos, mas pode-se dizer que não existe ninguém que passe a vida toda sem enfrentar nenhum problema. Isso pode ser dito tanto no aspecto individual, nas coisas que acontecem a cada pessoa, como no aspecto coletivo, nas coisas que afetam toda uma comunidade, todo um país, ou até mesmo todo o mundo. Individualmente são as doenças, os problemas de relacionamento, os problemas financeiros, afetivos, entre outros. Coletivamente são os conflitos, as guerras, os desastres naturais e as calamidades públicas. Voltando à origem, Deus-Parens criou os seres humanos no intuito de vê-los viver a vida plena de alegria. Essa é a predestinação original do ser humano.

“Tsukihi criou os seres humanos

por desejar ver o viver alegre e feliz.” (Of. XIV-25)

Para que a vida plena de alegria fosse possível, emprestou ao ser humano o corpo e concedeu-lhe a liberdade do uso espiritual. A essência do ser humano é a alma, e ela nasce, retorna e renasce neste mundo através dos tempos, recebendo um novo corpo e uma nova vida.

“Quanto ao ser humano, o corpo é coisa emprestada por Deus e tomada emprestada dele. Somente o espírito é seu bem.” (Osa. 1/06/1889)

Deus-Parens também proporciona ao ser humano tudo o que é necessário para a sua subsistência através da natureza. Assim, não só criou os seres humanos, mas vem concedendo a sua maravilhosa providência para tornar possível a vida humana.

No entanto, devido à liberdade de uso espiritual que lhe foi atribuída, utilizando o corpo de maneira egoística, o ser humano foi se distanciando da vida plena de alegria. Também foi sujeitando a natureza apenas para satisfazer os seus anseios, utilizando-se dela de maneira irracional e insustentável. Essas atitudes foram maculando o espírito outrora puro dos seres humanos com poeiras que foram se acumulando, tornando-o obscuro a ponto de não reconhecerem mais a sua predestinação original. Esse espírito que age ao bel prazer é que faz com que se acumulem más predestinações, que são a raiz das dificuldades.

Para que os seres humanos pudessem retomar o caminho para a vida plena de alegria, Deus-Parens revelou-se neste mundo através de Oyassama que, durante 50 anos, dedicou-se a nos mostrar a forma de agir para corresponder à intenção de Deus-Parens e retomar o rumo perdido. Eliminar a ambição do espírito, agir sempre em benefício dos próximos, esquecendo a conveniência própria, ter espírito de moderação, conscientizar-se de que tudo o que ocorre ao seu redor é devido às predestinações acumuladas anteriormente, ter espírito de gratidão a Deus e satisfação sincera por tudo o que nos é concedido, conscientizar-se de que o corpo é um empréstimo e alegrar-se pelo fato de estar sendo vivificado, todas essas são atitudes que nos ligam a Deus e permitem que sejamos novamente encaminhados para a vida plena de alegria.

Devemos refletir e nos conscientizar de que as dificuldades pelas quais passamos hoje são frutos que estamos colhendo de ações passadas. Quando é algo ocorrido em alguma passagem da vida presente, é mais facilmente identificável, mas coisas ocorridas em vidas anteriores são de difícil identificação. Mesmo assim, temos que nos conscientizar de que Deus-Parens está nos concedendo tudo de acordo com o nosso merecimento, pedir-lhe perdão, arrepender-se dos maus atos do passado e procurar ajudar e contentar o próximo, cortando, dessa forma, a má predestinação.

Terremotos, tsunamis, tufões, desmoronamentos, inundações, secas, doenças, etc. O mundo inteiro sofre com as consequências desses avisos de Deus e também com as guerras e os conflitos gerados pelo próprio homem. No entanto, o importante é viver sempre de forma positiva. Por mais difíceis que pareçam as situações, não devemos nunca perder a fé em Deus. Assim como não há pais que desejem mal a seus próprios filhos, Deus-Parens apenas deseja a nossa felicidade. Assim, com certeza, os problemas e as dificuldades que enfrentamos nos últimos tempos, tanto no Brasil, como no Japão e no mundo todo, são oportunidades que Deus-Parens está nos dando para refletir sobre a nossa conduta, de forma que possamos avançar ainda mais no processo de evolução espiritual.