Tenri Jiho
Dia 26 de outubro de 188 R.D (2025), a Grande Cerimônia de Outono, que tem origem no dia original da revelação divina, foi celebrada no Santuário da Sede da Igreja, tendo como oficiante Rev. Daisuke Nakayama.
Correspondendo ao horário em que Oyassama se tornou Sacrário de Deus-Parens, em 1838, um pouco antes das 8h00, Rev. Daisuke partiu do alojamento da Sede. Após reverenciar o Santuário de Oyassama e das Almas dos Antepassados juntamente com o Pessoal do Serviço, adiantou-se ao tablado superior do Recinto de Reverência.
Na dedicatória, Rev. Daisuke agradecendo pelas providências de Deus-Parens, que se revelou neste mundo tomando Oyassama como seu sacrário, esclareceu a verdade de todas as coisas, e abriu o ensinamento divino da salvação mundial, e desde então, de acordo com o seu constante amor parental, o Caminho veio se expandindo gradativamente, podendo chegar a prosperidade do dia de hoje, e expressou: “Todos nós, condutores e yoboku, mais uma vez, rememorando profundamente a razão do dia original, vamos nos empenhar com todas as forças ao serviço da dedicação sincera à salvação procurando corresponder a intenção de Deus-Parens. Faltando três meses até a cerimônia dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, tendo a vida-modelo como amparo do espírito, caminhemos com mais força ainda. Para as pessoas que estão sofrendo com problemas físicos e circunstanciais, vamos solicitar a solução através do Serviço e ministrando o Sazuke, para que possam sair no verdadeiro caminho da salvação. Acumulando cuidados e tratamento, estamos resolutos em avançar os passos da evolução espiritual que possa corresponder ao amor parental.”
Em seguida, o Serviço de Kagura (máscaras) e a Dança das Mãos foram realizadas alegremente.
Em meio aos últimos três meses dos três anos, mil dias visando os 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, ajustando com a Grande Cerimônia de Outono, que coincidiu com o final de semana, muitas igrejas diretamente supervisionadas pela Sede realizaram as caravanas de regresso. Sob o céu nublado, em meio ao vento do outono, muitos yoboku e seguidores, que se reuniram de várias partes do país e do exterior, cantaram em uníssono os Hinos Sagrados.
Após o Serviço, o Shimbashira (primaz mundial)subiu para dirigir as palavras de saudação.
Mencionando sobre o significado de realizar a Grande Cerimônia de Outono, o Shimbashira apontou que, para criar um mundo de acordo com a vontade divina, é necessário ter aqueles que se tornam as mãos e os pés de Oyassama, espalhando a intenção de Deus-Parens por todo o mundo. Aqueles que se encarregam dessa responsabilidade são os yoboku, que receberam o Dom do Sazuke. Ainda, orientou: “Assim como no início da criação, à medida que todos nos fundimos ao espírito de Oyassama e desempenhamos nossos respectivos deveres, unidos espiritualmente, certamente progrediremos de forma constante em direção à vida plena de alegria em todo o mundo.”
Em seguida, mencionando que restam três meses para encerrar as atividades decenárias, expressou: “Acredito que todos estão trabalhando arduamente para atingir os seus objetivos, determinados nos três anos, mil dias. A proteção que lhes será concedida será proporcional aos seus esforços. Além disso, as ações que realizam diligentemente agora são as sementes para o seu progresso futuro. Nada será em vão.”
Finalizando, Shimbashira concluiu suas palavras: “Peço que continuem a desempenhar suas funções com vigor até o fim, para que todos possamos receber o decenário com uma sensação de realização e alegria por termos nos esforçado com todas as nossas forças.”
Faltam 90 dias para encerrar os três anos, mil dias, que são o desempenho real das atividades decenárias. Os yoboku e seguidores que vieram reverenciar a Terra Parental no outono juraram avançar os passos de uma maior evolução espiritual, animando o espírito, visando a concretização das metas dos três anos, mil dias, determinadas por cada um.
(Tenri Jiho de 5 de novembro)