No dia 11 de outubro, na Sede Missionária, recebendo de regresso cerca de 850 irmãos do Caminho, vindos de diversas localidades, foi realizada a Assembleia Geral da Associação dos Fiéis do Brasil do ano 188 R.D.
Inicialmente, a partir das 15h00, no Recinto de Reverência, foi realizado o ensaio do Serviço Sagrado, através de treze trocas, do hino Yorozuyo ao Hino XII, dando oportunidade a muitos associados, de 23 regionais e subregionais, subirem ao tablado principal para executarem o Serviço e a Dança das Mãos.
Em seguida, houve o relato de experiência da senhora Fernanda Caroline Britto Gonçalves, Kyoto da Igreja Curitiba, e a preleção sobre a importância da celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, realizada pelo reverendo Sergio Tadashi Ota, diretor da Sede Missionária. (veja os resumos das duas preleções na página ao lado).
Por fim, o Primaz da Sede Missionária, Alexandre Kaoru Murata, também presidente da Associação dos Fiéis do Brasil, agradeceu a presença e participação de grande número de fiéis na Assembleia Geral do ano 188 da Revelação Divina, e explicou sobre a importância do Ensaio do Serviço e de participar ativamente das atividades da Yonomotokai, visando e buscando sempre a evolução espiritual.
À noite, após o Serviço vespertivo, houve o tradicional Festival Tenri Matsuri, realizado entre as ruas Tenri e Militino Martins. Coordenado pela Associação dos Moços, o evento contou com a colaboração das regionais e igrejas que ofereceram entretenimentos e alimentos em 30 barracas. Ainda, no palco do Festival também houve a apresentação artística de variados grupos. Fiéis regressantes ao Dendotyo, somado a um grande público externo tiveram uma noite de muita descontração.
Diretor Sergio Tadashi Ota
Gostaria de transmitir hoje, a todos os presentes na Assembleia Geral do Yonomotokai, o que podemos fazer nesta reta final até o Decenário. Os senhores que estão aqui, vieram e continuam se dedicando na prática da divulgação e salvação, com a intenção de concretizar a determinação espiritual, seja individual ou da própria igreja.
Entretanto, se olharmos ao nosso redor, talvez haja yoboku e seguidores que, por algum motivo, ainda não conseguiu se juntar na caminhada rumo ao Decenário. Assim, para nós, nesta reta final, podemos trabalhar em orientar e conduzir estas pessoas para que, mesmo faltando três meses, não percam a oportunidade da significativa época oportuna e possam se dedicar de alguma maneira visando os 140 anos e, desse modo, contentar Oyassama eternamente viva.
Sabemos que esse trabalho de orientação, para algumas pessoas, não é algo fácil de se fazer. Por isso, para nos ajudar nesse encaminhamento dos yoboku e seguidores é que está sendo realizado o Dia de Atividade de Todos os Yoboku, nas regionais do Yonomotokai por todo o Brasil.
Esta atividade está sendo promovida pela Sede da Igreja. A próxima edição será realizada no dia 30 de novembro. Desde já, gostaria que participassem do encontro, além de convidar muitas pessoas e assim, todos receberem plenamente a razão de Jiba, a providência de Deus-Parens e Oyassama.
Para o ano que vem, muitas atividades estão sendo programadas em Jiba e acho que muitas pessoas já estão se preparando para fazerem o regresso e outras que ainda estão na dúvida.
Vamos fazer o máximo esforço para poder regressar a Jiba, encontrar e agradecer pessoalmente a Oyassama eternamente viva por tudo que estamos recebendo. Com certeza, ela está aguardando ansiosamente o regresso de todos os seus queridos filhos e nos esperando para dar muitos presentes, pois o seu desejo é: ‘Quem vier a esta casa, não posso deixar sair sem antes contentá-lo.’
Fernanda Caroline Britto Gonçalves
Faço parte da segunda geração nesta fé. Posso afirmar que minha caminhada até aqui é fruto de algo que venho cultivando ao longo dos anos, junto com minha família.
Estamos no período dos três anos, mil dias, nos preparando para o decenário de Oyassama, e tudo fica mais intenso dentro da gente. Quero contar um pouco da nossa história.
Meu marido, Ivaldo Baldon, tem Síndrome Nefrótica; em adultos, é uma condição complicada, muitas vezes ligada a outras doenças sérias. Em 2023, a saúde dele piorou bastante e ficou internado três dias; foi um momento bem difícil. Aí, me lembrei da história da “Salvação de Tatiyamai”, dos episódios da Vida de Oyassama. Isso me deu força e ministrei o Sazuke, pedindo de coração por sua salvação. No terceiro dia, o atual condutor, Hirotada Nozu, também ministrou o Sazuke e aconteceu o inesperado: os médicos notaram uma melhora e ele recebeu alta hospitalar. Foi mais uma prova do quanto a fé e a dedicação trabalham para a providência divina.
Um mês depois, eu tomei uma decisão importante na minha vida: fazer a cirurgia bariátrica por laparoscopia. No dia anterior à cirurgia, eu fui à igreja fazer o Serviço vespertino e recebi o Sazuke da esposa do condutor anterior. Ela me disse que era uma cirurgia difícil, mas eu respondi: “Está tudo bem, na próxima cerimônia mensal estarei
aqui e mais magra!”
A cirurgia começou no horário, mas, comigo não foi como nos livros. Um dos trocateres (instrumento que cria acesso pela parede abdominal) acabou atingindo uma artéria do estômago. O que era para ser uma cirurgia “dos cinco furinhos”, de três horas, virou uma cirurgia aberta de ponta a ponta, de mais de dez horas, sem a realização da gastroplastia. E, no final, fiquei em coma induzido.
Muita gente fala em “momento certo” e é assustador pensar ter chegado tão próximo da morte. Também, não consigo imaginar a aflição de meus familiares naquele momento. Mas hoje, eu agradeço do fundo do coração, pois, ali começou uma caminhada de fé ainda mais profunda para todos. Durante dez dias, minha família reverenciou a igreja e realizou o Serviço e o Serviço de Solicitação. No décimo primeiro dia, os médicos começaram a diminuir a sedação e durante três meses, vivi o desafio de intensas sessões de fisioterapias.
Hoje, com muita alegria, posso contar que em janeiro de 2026, eu, meu pai, minha mãe, meu marido, meu irmão e minha sogra estaremos realizando o regresso a Jiba para agradecer.
A Instrução 4 nos ensina que “todos os fatos que surgem são manifestações de Deus-Parens para orientar a evolução espiritual das pessoas.” De coração, muito obrigada a todos!