Sueli Michiko Maruoka
Já estamos há menos de três meses do decenário de Oyassama, isto é, todos nós, yobokus e seguidores, estamos no período de conclusão das atividades decenárias dos três anos, mil dias para a celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama.
Nesta época oportuna do decenário, creio que todos os companheiros deste Caminho realizaram alguma determinação, visando alguma meta para o aprimoramento espiritual pessoal e, desta forma, alegrar e contentar a Oyassama eternamente viva. Não importa a grandeza da determinação, pois o importante é não negligenciar na sua prática, que é a melhor maneira de realizar a construção de concretizar a determinação espiritual.
Na Tenrikyo, muito se ouve falar de Razão, Virtude e Sinceridade verdadeira. Assim, gostaria de expor o meu pensamento sobre o verdadeiro sentido destas palavras.
Na doutrina de Tenrikyo encontramos que Deus não nos obriga e nem nos proíbe de fazer algo; ensina-nos, sim, que a verdadeira fé é aquela que se deriva de virtudes e, ainda, reforça que tudo no mundo seria bem melhor se existisse mais virtude ‘verdadeira’.
É simplesmente natural alegrar-se, entristecer-se ou ficar com raiva quando vemos ou ouvimos algo; tudo depende de como absorvermos tal informação, do seu estado de espírito. É como duas mãos que tanto podem socorrer uma pessoa, como também, podem causar sua morte. Enfim, é o que define se a pessoa acumula virtudes ou planta a semente da infelicidade. Quando uma pessoa tem virtudes, simplesmente podemos senti-la ao nos aproximarmos; sentimos um calor enorme e prazeroso que nos traz felicidade e paz em tudo.
Para acumularmos virtude, em primeiro lugar, é necessário que saibamos construir o nosso caráter. Somente assim poderemos, com a força que emana de nosso caráter, conduzir outras pessoas para um caminho melhor. Tudo está em nossas atitudes, no nosso livre arbítrio, para poderá ou não acumular virtudes.
As pessoas que possuem um caráter expressivo na Tenrikyo, diz-se que ‘a fé trabalha junto’, ou seja, quando isto ocorre, as coisas fluem de maneira natural, sem muitos pormenores. É nos ensinado que, como seguidores deste Caminho, este deve ser o nosso objetivo. Quando dirigimos palavras a alguém, devemos fazê-la com ardor, dando vida a ela, pois isto, em alguns casos, poderemos até salvar a vida de uma pessoa.
O verdadeiro caminho da Tenrikyo se constitui, na realidade, da interpretação destes acontecimentos e de sua aceitação espiritual, bem como de sua reflexão, assim como Oyassama, que passou por diversas privações, aceitando-as sem rancor, e com muita reflexão e amor; é o que podemos chamar de sinceridade verdadeira. Isto está demonstrado na vida-modelo de 50 anos de Oyassama. Por outro lado, Deus-Parens, pelo grandioso amor parental por todos nós, seus queridos filhos, ‘ouvirá, sentirá e verá’ nossos sentimentos, desde que haja a sinceridade verdadeira de nossa parte.
Para podermos receber de maneira digna os ensinamentos divinos que nos chegam através das preleções dos professores, de nada adiantará se não as recebermos com sinceridade verdadeira. É de suma importância ter esta sinceridade espiritual.
Oyassama nos advertiu a tirar de nossas vidas os vícios, evitando falar mal ou criticar os outros ou causar insatisfações. Orientou-nos a ter gratidão pelo dia passado, pela nossa saúde e de todos que estão ao nosso redor, refletir sobre todos os acontecimentos e, principalmente, realizar o Serviço diário, limpando as poeiras espirituais acumuladas, para, desta forma, acumularmos virtudes e nos esforçarmos em viver a verdadeira vida para a qual Deus Parens nos criou.
Estamos na reta final da caminhada dos três anos, mil dias que antecede a celebração dos 140 anos de Ocultamento físico de Oyassama. Sem nos desviarmos, vamos concluir as nossas determinações, com espírito sincero, acima de tudo, para receber a graça da evolução espiritual.
*Sueli Michiko Maruoka, esposa do condutor da Igreja Amazônia