Mie Ishikawa
Na doutrina de Tenrikyo é ensinado que o nosso corpo é uma coisa emprestada por Deus-Parens:
Quanto ao ser humano, o corpo é coisa emprestada por Deus e tomada emprestada dele. Somente o espírito é seu bem.
(ID de 1º de junho de 1889)
Respirar durante o sono, acordar pela manhã e manter o coração batendo - todas essas coisas acontecem graças às providências divinas e não pela nossa própria vontade. Alimentar-se bem, ter hábitos saudáveis, praticar exercícios, cultivar bons pensamentos e fazer o bem ao próximo são formas de expressar gratidão a Deus-Parens.
A boca é a porta de entrada do corpo e da saúde, e o que acontece nela reflete no organismo todo. Quando está saudável, contribui para a mastigação, fala e respiração, além de transmitir alegria através do sorriso e das palavras.
Entre os gestos simples de autocuidado está o autoexame bucal, que ajuda a identificar precocemente alterações na boca e pode salvar vidas.
E como fazer o autoexame?
Com atitudes simples, como ficar em frente ao espelho com boa iluminação e observar a parte interna dos lábios, bochechas, gengivas e céu da boca; examinar e apalpar a língua (parte de cima, laterais e parte inferior); observar o fundo da garganta e apalpar também o pescoço.
Ao notar alguma alteração como feridas que não cicatrizam há mais de 15 dias, manchas brancas ou vermelhas, sangramento, dificuldade para engolir ou falar, dor persistente ou nódulos, procure imediatamente um dentista.
O dentista é um dos profissionais capazes de identificar alterações na boca. Ele atua na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças, inclusive o câncer bucal - um tumor maligno que muitas vezes não causa dor no início e pode passar despercebido.
E você sabia que esse tipo de câncer está entre os mais comuns no Brasil e, quando diagnosticado cedo, tem grandes chances de cura? Por isso, o autoexame e as visitas regulares ao dentista são atitudes essenciais de autocuidado.
Neste mês de novembro, muitas campanhas de saúde estão sendo divulgadas com objetivo de promover a conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce. Além da Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, gostaria também de chamar a atenção para o “Novembro Azul”, que alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens brasileiros e, quando descoberto cedo, tem mais de 90% de chances de cura.
Cuidar da saúde - física, mental e espiritual - é expressar gratidão a Deus-Parens e seguir o caminho de construção da vida plena de alegria e felicidade. Reconhecer que o corpo é um empréstimo de Deus nos convida a viver com mais respeito, cuidado e alegria todos os dias.
Nas Indicações Divinas, temos:
Ajustar a razão de um espírito com a de outro é o caminho de irmãos. Devem cuidar dos outros e ser cuidado pelos outros. Compreendam ao menos isto firmemente.
(ID 20 de julho de 1902)
(Mie Ishikawa, yoboku da Igreja Bauru, dentista e colaboradora do Tasukeai)