No dia 30 de novembro, 19 regionais da Associação de Fiéis da Tenrikyo do Brasil realizaram o 5º evento do ‘Dia de atividade de todos os yoboku’, em 25 localidades. A regional Nordeste/Recife concluiu a atividade, antecipadamente, no dia 23 do mesmo mês.
O ‘Yoboku Day’ foi uma atividade coordenada pela Sede da Igreja e desenvolvida por todas as regionais do mundo, em cinco eventos. O primeiro foi realizado no dia 29 de outubro de 2023, dentro do período oportuno dos três anos, mil dias que antecedem a celebração dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. É o período oportuno para avançar consistentemente no caminho da própria evolução espiritual, praticando os ensinamentos, tendo como meta a vida-modelo de Oyassama, de modo a corresponder ao seu amor maternal.
A programação-base de todos os eventos foi:
Saudação de abertura
Serviço Sagrado (Serviço sentado)
Leitura da Instrução 4
Mensagem de vídeo da Sede da Igreja
Atividade própria de cada localidade
Saudação de encerramento
Neste último evento, foi recebida a mensagem do Diretor-Geral de Assuntos Religiosos da Sede, rev. Yoichiro Miyamori, por vídeo.
Diretor Miyamori, referindo-se à Instrução 4 e à meta de evolução espiritual de cada yoboku, disse que “não é preciso dizer que o ‘Caminho da vida-modelo de Oyassama’ também significa o ‘Caminho único à salvação’ (...) Portanto, ter ‘um espírito de salvação’ é o mesmo que trilhar a vida-modelo de Oyassama.” Continuando, falou sobre a salvação: “Levamos as pessoas a Jiba para que sejam salvas (...) Jiba em si é a base para a salvação (...) Em Jiba, ao lado de Oyassama eternamente viva é que nos salvamos.” E, completou, enfatizando que “as sementes plantadas em ‘Jiba’, independentemente de qual seja, todas germinarão (...) As sementes plantadas em Jiba, (semeadura) será a fundação para recebermos as graças para todas as gerações.” E, finalizando, expressou o desejo de que “a maturação alcançada por cada um permita que a fé do Caminho se expanda naturalmente também após o decenário, sendo transmitida com sinceridade de geração em geração.”
As atividades desenvolvidas pelas regionais proporcionaram variados programas: Palestras, depoimentos e rodas de conversas, ensaio do Serviço Sagrado, treino da Dança das Mãos e atividade de hinokishin.
DEPOIMENTOS
- “Neste último encontro, ouvimos a palestra do condutor-mor e, depois, nos dividimos em grupo para refletir sobre o tema: ‘sinceridade verdadeira’. Fiquei emocionada com o relato de uma menina, cujo avô estava muito doente e o seu pai aceitou consagrar o altar de Deus-Parens em casa, para realizar o serviço diário. Com isso, familiares não seguidores também passaram a fazer juntos o Serviço. Mesmo com o retornamento do avô, a família continua unida, reunindo-se nas cerimônias mensais.
Com muitos relatos compartilhados, ficamos com uma certeza: precisamos evoluir muito!”
Ana Paula Moura, 46 anos, Igreja Nordeste Hoyo
“Os cinco eventos de atividades dos yobokus, no período dos três anos, mil dias, preparando-nos para o decenário de Oyassama, foram extremamente importantes para o nosso crescimento espiritual.
Desenvolvemos vários estudos, palestras, reflexões e trocas de experiências em grupo. Tudo possibilitou uma visão mais renovada e ampla da importância de seguirmos sempre unidos neste Caminho, amparados na vida-modelo.
Sou imensamente grata pela oportunidade de participação e de poder crescer junto com todos desta regional. Muito obrigada!”
Cristina Mitiko Maruoka, 66 anos, Igreja Amazônia
"Participei de três encontros.
Vim com a vontade de querer aprender, ouvir, fazer reflexões e reencontrar os amigos. Estes encontros foram muito bom para abrirmos o coração, conversar, respeitar e aceitar todos. Um aprendizado para todos. É o que o mundo está precisando, não é mesmo??
Nós não conseguimos controlar tudo, sempre é Deus que faz acontecer as coisas. Deus concede às pessoas de acordo com sua necessidade. Agradecer e ter gratidão, com sentimento sincero, é o mais importante.”
Nancy Sato, 70 anos, Casa de Divulgação Nansei