Daniela Kinoshita
O 1011º Seminário de Formação Espiritual da Sede, Shuyoka, foi concluído com grande êxito. Teve uma classe em português, contando com a participação de 21 seminaristas brasileiros (4 homens e 17 mulheres), do dia 1º de setembro ao dia 27 de novembro.
(veja a relação na pág. 4)
O Shuyoka da Sede tem a duração de três meses, onde os seminaristas aprendem a verdadeira conduta de vida, estudando e praticando o ensinamento de Oyassama, em Oyassato, a Terra Parental, preparando-se para se tornarem yoboku capazes de praticar a vida plena de alegria e felicidade. Contando com dois professores encarregados e assistentes, são realizadas ‘reuniões de classe’ e ‘deliberações’ da Doutrina de Tenrikyo e da Vida de Oyassama, Hinos Sagrados, prática da Dança das Mãos e dos instrumentos musicais, tudo, buscando fortalecer o espírito de ajuda mútua e de praticar o ensinamento.
No fechamento do Shuyoka, a seminarista, senhora Elisa Mieko Ishikawa fez o relato de experiência, representando a classe de português. Expondo fatos pessoais e da família, fez uma reflexão convincente sobre a importância da determinação espiritual, estabelecendo a satisfação sincera para poder corresponder às orientações de Deus-Parens.
DEPOIMENTOS
“Fazer o Shuyoka na Terra Parental foi uma das melhores experiências que tive. Pude aprender ainda mais sobre a doutrina de Tenrikyo e a vida de Oyassama, fazer bastante hinokishin na Sede e, principalmente, vivenciar momentos de alegria com pessoas incríveis. Cada uma trouxe uma bagagem de experiências incríveis. As experiências destes três meses ficarão bem guardados no fundo do meu coração, para serem utilizados no meu cotidiano.”
Nanci Sayuri Kawamorita, Igreja Tsu Hakuryu
“Foram três meses intensos de estudos doutrinários, reflexões e prática do hinokishin. Todos se dedicaram com afinco, plantando excelentes sementes para o futuro, na Terra Parental.
Desejo que, através dessa dedicação, possam se esforçar na continuidade do Caminho em suas respectivas igrejas e famílias.”
Toshimitsu Kosaka, Sede da Igreja, professor corresponsável
“Sem dúvidas, foi uma das melhores experiências da minha vida. Além de ter realizado o sonho de me tornar yoboku, imersos em uma cultura diferente por 3 meses, tivemos a oportunidade de colocar em prática muitos dos ensinamentos que aprendíamos em sala de aula. Estar na Terra Parental é realmente incrível; conseguimos sentir a presença de Deus-Parens e Oyassama em muitos momentos. Mal posso esperar para regressar novamente e fazer outro curso!”
Flávia Yumi Kushiama, Igreja Central