638 2024.ago_Capa
Caminho verdadeiro
Yoshimiti Matsusaki
O Serviço Sagrado na Tenrikyo tem diversas denominações: Serviço da Salvação, Serviço Alegre, Serviço de Kagura (Máscaras) e Serviço do Kanrodai (Pedestal do Néctar). Estas denominações indicam a salvação e a vida plena da alegria e felicidade, o local (Jiba) onde é realizado e para onde converge (Kanrodai) a nossa fé e orações. Mas, é importante a compreensão de que tudo se manifesta através das diferentes providências divinas representadas pelas máscaras, no Universo. Também, é muito importante trazermos esta interpretação para uma relação mais próxima, íntima e cotidiana.
Quando pensamos no Serviço diário, ele pode ser realizado coletivamente, por exemplo, nas igrejas, ou individualmente, em qualquer local. É importante ter este momento individual de reflexão sobre a alegria e salvação que vivenciamos, e também, as mensagens transmitidas por Deus-Parens no nosso cotidiano.
O Serviço é realizado com a premissa de que os três elementos: o que “sentimos, falamos e fazemos” estão em unidade:
- Cantar os Hinos, representa o que falamos.
- O movimento das mãos representa o que fazemos, as nossas ações.
- Os nossos sentimentos não observáveis devem se manifestar na fala e na ação.
É sempre um grande desafio buscar a coerência destes três elementos, daí a importância do Serviço diário, pois nos colocamos em um momento de profunda reflexão sobre nossos usos espirituais, buscando sempre a alegria e a gratidão. E, assim, conquistar a própria salvação e também de outras pessoas, que a predestinação da vida nos apresentam.
A cerimônia mensal das igrejas é o Serviço que tem contornos coletivos; os diferentes instrumentos indicam os papéis que se complementam juntamente com a manifestação das diversas providências de Deus no universo, no planeta e no corpo.
Todos os Serviços, independentemente do local e da estrutura em que são realizados, estão vinculados e direcionados a Deus-Parens: a Jiba e ao Kanrodai.
Ao refletirmos e aplicarmos a razão do Serviço no cotidiano, creio que é possível a seguinte interpretação:
Dentro dos diferentes papéis que desempenhamos na sociedade, é importante percebermos: Qual é a nossa contribuição e quais providências representamos dentro dos diferentes grupos? É importante perceber que as providências não são iguais, pelo contrário, o valor delas está exatamente nessa diferença que harmoniosamente se complementa, sem oposição.
Em muitos momentos, devemos nos dedicar para conseguir nos alinhar ao centro, assim como as seis pessoas do Serviço da Dança das Mãos. Existe a necessidade vital dessa uniformidade de movimentos onde o centro, indiferente de quem seja, é a referência a quem devemos apoiar e nos harmonizar; este centro sempre deve respeitar os movimentos estabelecidos que representam a mensagem e o desejo divino, ou seja, a nossa existência é, acima de tudo, um grande exercício espiritual de reflexão e humildade, gratidão e salvação mútua e de conexão com Deus, onde nos percebemos como instrumento de Oyassama em todos espaços que ocupamos e assim buscamos nossa integridade pois o que sentimos deve estar refletindo nossas falas e nossas ações.
Devemos procurar entender a mensagem de Deus-Parens em diversos momentos de nossas vidas e, assim, distinguir em que momento é necessária a uniformidade, e quando as diferenças são necessárias pela sua complementaridade. A vida nos apresenta diversas e enormes conquistas e adversidades, frutos de nossa jornada espiritual, com a nossa evolução e maturidade espiritual. Como instrumentos de Oyassama, conseguiremos realizar a grande missão de construir um mundo em que seremos alegres e gratos, onde a verdadeira felicidade será aquela compartilhada por todos.
“Que imaginam ser este caminho? O caminho verdadeiro que trará paz ao mundo.” (ED VI-4)
(Yoshimiti Matsusaki)