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alegria de seguir esta fé

Hugo Hajime Kimura

Estamos na segunda metade dos três anos, mil dias, visando os 140 anos do ocultamento físico de Oyassama. Ao fazer diariamente a leitura da “Instrução 4”, estamos procurando estabelecer o seu conteúdo no espírito, praticando a vida-modelo de Oyassama no cotidiano. 

Na “Instrução 4”, observamos que, ao mesmo tempo em que praticamos as atividades, voltando o nosso espírito para fora, é muito importante também nos aprofundarmos no ensinamento, voltando-nos para o interior do espírito, pois está sendo apressado o empenho em firmar a vida-modelo no espírito.

Ouvimos no ensinamento que, neste mundo, “dois em um é a razão celeste”. Assim, acredito que devemos procurar manter bem o balanço entre o trabalho voltado para fora e a prática do ensinamento voltado para o interior do próprio espírito nessa caminhada da nossa fé. Caso contrário, não alcalçaremos a evolução espiritual que corresponda à intenção divina. 

Para isso, de qual forma podemos estar fazendo o uso do nosso espírito?

Talvez, a primeira coisa que venha à mente seja o ensinamento das “oito poeiras espirituais”. Oyassama nos ensinou que as poeiras são as condutas que não condizem com a intenção de Deus-Parens, e que sem percebermos, acumulamos-las pouco a pouco no espírito. Explicou sobre a importância de sempre fazermos a limpeza das poeiras acumuladas no espírito. O ato de estar limpando as poeiras passa a ser algo de grande importância.

Creio que, um outro ponto fundamental seja aprofundar-se e aprender o ensinamento das “dez providências divinas”, estabelecendo os usos espirituais mostrados por cada providência. Entre elas, encontramos as providências que foram centrais por ocasião da criação da humanidade, que são Kunitokotati-no-mikoto, que representa a providência da água, e Omotari-no-mikoto, que representa a providência do fogo. Os usos espirituais ensinados por essas providências são a base dos seres humanos.

A água sempre escorre para os locais mais baixos, e, a partir dessa imagem, observamos o “espírito humilde” em primeiro lugar. Também, de acordo com o vasilhame, a água pode mudar de formato, adaptando-se ao formato em que for colocada. De acordo com essa imagem, podemos aprender sobre o “espírito flexível”. Ainda, a água pega a sujeira do espírito das pessoas para ela, e, através dessa imagem, vemos o uso espiritual que faz desenvolver o espírito do próximo. 

Por outro lado, através da imagem do fogo, aprendemos sobre a forma de um relacionamento caloroso entre as pessoas e o espírito de criar e cultivar. A atitude de aquecer as pessoas colocando-se abaixo do outro é o espírito do fogo. Nos dias frios, usamos por vezes o aquecedor ou fogo para nos aquecermos; aquece também qualquer pessoa que se aproximar desse local. Do mesmo modo, creio que Deus-Parens deseje esse espírito caloroso das pessoas. 

Ainda, Kashikone-no-mikoto é a razão da providência do vento. No funcionamento do corpo humano, representa o trabalho relacionado à respiração. A partir disso, podemos pensar a respeito do uso de nossas palavras, se o uso das palavras está ou não de acordo com a intenção divina para a realização da vida plena de alegria e felicidade, ou seja, encontramos o espírito de reflexão sobre si.

Além disso, é ensinado que a partir do trabalho de Kunissazuti-no-mikoto, temos o “espírito de ligação”. Por meio de Tsukiyomi-no-mikoto, encontramos o “espírito de suporte em geral”. E através de Taishokuten-no-mikoto, verifica-se o “espírito de decisão”. 

Nas dez providências divinas, vemos os pontos essenciais do uso espiritual para a realização da vida plena de alegria e felicidade. É uma forma para os seres humanos se ligarem uns aos outros com o espírito redondo. A partir disso, nascem as palavras de gratidão, as atitudes de moderação e o ato de ajudar e salvar uns aos outros, aumentando o círculo da vida plena de alegria e felicidade. 

Em qualquer momento, tenhamos o ensinamento como norma para corrigir o nosso espírito, e para que a fragrância do Caminho se expanda ao mundo, vamos avançar alegres e animados.

Que imaginam ser este caminho? O caminho verdadeiro que trará paz ao mundo. (ED VI-4)

*Hugo Hajime Kimura, condutor da Igreja Cianorte