645 2025.mar

jiba

palestras de oyassato

No dia 25 de fevereiro, foi realizado, no Refeitório nº 2 da Sede da Igreja, o primeiro evento das “Palestras de Oyassato”. Houve a participação de 256 pessoas, entre seguidores e yoboku, que regressaram de várias localidades no dia anterior à cerimônia mensal da Sede. 

O primeiro palestrante foi o diretor da Sede, Rev. Chikara Iburi. Na palestra entitulada: “Vamos viver com espírito que possa contentar Oyassama”, enfatizou sobre a importância de realizar o Serviço com sinceridade, amparando-se no amor parental, e, também, na ocasião de ministrar o Sazuke. Conclamou todos a almejarem uma ministração que acaricie também o coração da pessoa.

A “Palestra de Oyassato” tem como objetivo nutrir o espírito dos seguidores e yoboku que vêm de regresso a Jiba. Neste ano conclusivo dos três anos, mil dias visando os 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, as palestras serão realizadas como incentivos para promover o regresso a Jiba.

Tendo como tema em comum: “A prática dos ensinamentos tendo como meta a vida-modelo”, o evento terá como preletores os diretores da Sede da Igreja. Com exceção dos meses de julho e outubro, mensalmente, de fevereiro até novembro, sempre no dia 25, uma hora e trinta minutos antes do Serviço vespertino da Sede da Igreja, as palestras ocorrerão no Refeitório nº 2.

No dia 25 de fevereiro, depois das 16h00, os regressantes foram se reunindo no local seguidamente, onde também foram disponibilizados espaços para cadeirantes. E, às 16h15, após a reverência a Jiba, à distância, o diretor Chikara Iburi subiu ao estrado.

Inicialmente, o diretor Iburi falou deste ano. Como ano conclusivo das atividades dos três anos, mil dias rumo aos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, deseja trilhar de forma que possa se conduzir a Jiba mais do que o normal, levando consigo os familiares e amigos entre outras pessoas.

Em seguida, citando a Instrução 4 e as Indicações Divinas, falou que, em meio aos inúmeros sacrifícios, Oyassama passou com disposição alegre e animada: “Observa-se que o estado de espírito de Oyassama era apenas de profundo amor parental por nós, seus filhos, de desejar o viver pleno de alegria e felicidade, de solicitar a felicidade de todos.”

Assim, para que se possa alegrar e tranquilizar a Oyassama eternamente viva, é importante trilhar cumprindo firmemente o que foi ensinado, e dentre o que Oyassama ensinou, adiantou a palestra falando sobre “Serviço” e “Sazuke”.

Em meio a isso, enfatizou que não se pode esquecer do espírito de se amparar sempre em Deus-Parens e Oyassama. O Serviço é a expressão desse espírito de se amparar e, através disso, recebe-se a razão do trabalho de Deus-Parens. E completou: “É importante realizar o Serviço com a imagem da sinceridade que se ampara no amor parental.”

Em seguida, apresentando um episódio relacionado ao Sazuke, falou: “A oração séria desejando a salvação desta pessoa, não apenas será aceita por Deus-Parens e Oyassama, mas também alcançará o coração da pessoa que está orando.”

Ainda, mencionou sobre o ato de impostar as mãos ao se ministrar o Sazuke, alisando bem próximo da pele. 

Exemplificou, falando de uma criança quando ela diz: “está doendo a barriga”. Aí, um dos pais, alisando o local, diz: “tudo bem, tudo bem”. A criança sente o calor e uma sensação de alívio, pensando: “Os pais estão preocupados comigo, estão atentos.”  

Ainda, indicou que: “Na ocasião de ministrar o Sazuke, naturalmente alisa-se a parte lesada, mas, na verdade, não é apenas isso. Será que não estaria acariciando afetuosasamente também o coração da pessoa? Sobre ministrar o Sazuke com o amor parental da dedicação sincera à salvação de Oyassama, explicou: “Sendo empático, compreendendo aos poucos o problema ou o sofrimento e o íntimo do coração do próximo, a ministração do Sazuke seria como se estivesse alisando e dizendo ‘tudo bem, tudo bem’, não apenas a parte lesada, mas também o íntimo do coração da pessoa. É algo que nós, yoboku, devemos almejar.”

Finalizando, o diretor da Sede Iburi enfatizou: “A oração em si se torna em um amparo e também um alívio no espírito da pessoa que está sofrendo. Tendo isso como incentivo e sem se esquecer disso, desejo que ministrem o Sazuke ativamente com confiança em si mesmo.” E, concluiu a palestra conclamando: “No dia da cerimônia decenária, ao ser indagado pela Oyassama: ‘Será que conseguiu evoluir espiritualmente?’ Para que possamos relatar isso, desejo trilhar com todos o período restante.”

O próximo evento será realizado a partir das 17h00 do dia 25 de março. O palestrante será o diretor da Sede, Rev. Tomikazu Matsumura. 

(Tenri Jiho de 5 de março)